terça-feira, 20 de maio de 2014

Vivências em Gestão Democrática Escolar

Este relato consiste na construção de valores como a tolerância e solidariedade. A participação na gestão, tanto da equipe escolar quanto dos alunos, implica na existência de diálogo; numa cultura organizacional.
Se delineava no Estado um que projeto visando a identificação de alunos com altas habilidades e superdotação. E assim começava um percurso de avaliações e implementação de ações de trabalho com esses alunos brilhantes. Um dos alunos apontado por mim professora de surdos em sala de recursos, foi caso de deboche, pois a habilidade do mesmo era na área do banditismo, fala de alguns professores de sala comum. Insisti e comecei a desenvolver atividades de criação, motoras e linguísticas. Duas atividades bastaram para mudar o olhar dos professores, uma dança e confecção de bonecos que seriam doados para a própria escola desenvolver atividades com os outros alunos.Todos os dias havia apresentações na entrada do almoço e ele se apresentou, fez piruetas, rodopios e o “mortal”. Houve um silêncio, seguido de suspiros e finalmente gritos e aplausos. Seria possível um surdo dançar no ritmo da música e aquele garoto surdo e sem limites construir uma coreografia própria?O mesmo aluno em outra atividade de confecção de bonecos foi referência para as crianças do grupo, pois saíram bonecos com as características físicas dele, negro e com cabelo moicano.
         Concluindo, a gestão democrática se consolidou quando a um aluno deficiente, negro, pobre e sem limites foi permitido participar de um grupo com alto potencial de produção. Aos professores ficou a necessidade de repensar o que é bom ou mal, o estereótipo e o conceitual. Ao aluno ficou uma das maiores riquezas possível, participar de algo significativo, ser admirado pelos alunos e professores e se sentir pertencente a um lugar real.
          A escola ficou a necessidade de se construir um novo lugar onde todos possam conviver e aprender, construir e desconstruir, sonhar e realizar.
Isso aconteceu em uma Escola de Tempo Integral, de ensino fundamental I, localizada em uma zona de risco, no ano de 2007.

Jucilene Ribeiro Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário